Quantcast
Channel: ZWAME Fórum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 37591

[Beta] LibreOffice 4 portado para Android! (Experimental)

$
0
0
Embora o Libre Office seja um programa totalmente open-source e o Android seja um sistema Linux especializado, eu creio que esta é a melhor secção para anunciar esta grande novidade, do qual ainda está em fase beta e sujeito a muito crash e a não funcionar de todo. :rolleyes:

Basicamente é a grande revolução para os tablets Android (especialmente os equipados com teclado) do qual o seu uso para a aplicações Office estavam limitados aos programas mais simples, se bem que o KingSoft Office ainda tenha alguns recursos de valor. :)
(E também já existe uma forma de correr o GIMP no Android usando um protótipo de um Linux Desktop Virtual Mode que conseguiu correr alguns programas num género de máquina virtual sobre o Android: Ubuntu noroot. Uma vez que foi desenhado para correr sem necessitar de root, se bem como problemas acrescidos, basta correr esta aplicação que instala o GIMP, o Gnumeric e o Abiword donde são executados num arremendo do Desktop XCFE completamente quebrado :-D. Mas ainda usava o VNC para comunicar para o ecrã o processamento do X Window Server)

O que está a acontecer é o port completo da versão Desktop do LibreOffice 4 para sistemas Android 4.x, uma vez que este programa é minimamente exigente. Seguindo o exemplo do Ubuntu noroot, em vez de usar o UI do Android e o truque do VNC, implementaram um emulador do Xlib minimalista sobre o sistema Android do qual os toolkits e os programas Linux Desktop do LibreOffice executam sobre esta espécie de "Linux on Android". Basicamente conseguiram implementar um modo Desktop "clássico" para correr programas Linux que usam o X sobre o UI do Android, o que de certa forma faz lembrar o Desktop sobre o Windows RT :joker:.

Mal accionamos o ícone do LibreOffice no Android, é carregado o "Desktop Emulator" que referi acima, do qual ao fim de alguns segundos mostra em ecrã inteiro a janela familiar do LibreOffice, abrindo depois cada aplicação, movendo cada janela como se fosse no ambiente Linux tradicional. :)
Aparentemente o beta utiliza o mesmo toolkit do XFCE 2 ou até o GTK 2+ desde que tenha reduzido consumo de memória RAM e de funcionalidades, pois o Desktop virtual é um fundo branco com os programas do LibreOffice... (ao estilo do Linux from Stratch do qual o X só lançava um emulador de terminal ou um programa qualquer e mais nada...)
Este Desktop espartano funciona como se fosse uma aplicação Android convencional, visto ter o botão para alternar o Desktop ou fechá-lo como se fosse um programa nativo do sistema. Este minimalismo têm um preço a pagar visto que ainda falta elementos críticos, como a janela do gestor de ficheiros... :D que ainda não foi implementada...

Este screenshot mostra como ficou este modelo implementado na prática...




Ao contrário dos Offices nativos para Android, que focaram na visualização de PDF, e nas operações básicas de processamento de texto, folha de cálculo e apresentações simples. Temos o Writer, Calc, Presentation, Base, Drawning, Formula completíssimos e iguais a qualquer sistema Linux padrão (claro que presentemente existem falhas na interface que impedem o seu uso :005:), sem esquecer do suporte a macros, Python e companhia que serão implementados gradualmente.

Para quem queira experimentar é necessário ter um tablet Android 4.x com um processador decente e com pelo menos 1 Gb de RAM, e habilitar a instalação de aplicações fora da loja Google Play. Além disso é recomendado um teclado com touch-pad ou até um rato visto que teriam problemas em usar a interface touch para usar os menus e os botões (claro que com a prática até com os dedos consigo usar todos os botões e menus, mas para escrever é conveniente ter um teclado com touchpad. O meu tablet que é o ASUS Infinity já traz um teclado de origem e até uma porta USB padrão para conectar pen-drives).

Depois é só visitar a página de compilação e transferir os quatro apks que para além do LibreOffice contêm algumas ferramentas de teste como um viewer de documentos que opera usando a UI nativa do Android 4.x.
http://dev-builds.libreoffice.org/da...sting/current/

Portanto será necessário cerca de 200 a 500 Mb de espaço livre para instalar o programa que contêm ainda um documento de teste. Apesar de estar muita coisa por funcionar já temos um vislumbre do LibreOffice 4 para Android, bem como os requisitos necessários para o usar.
Basicamente para quem tenha um tablet Android de gama alta este programa será quase obrigatório e competirá com o Office RT incluido no Surface, mas também seria interessante se o modo Desktop que é usado para correr o programa fosse aproveitado para correr outros programas open-source que não seriam facilmente portados para o Android como o Gimp, o ProjectLibre ou mesmo o Evolution. :rolleyes:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 37591